Análise de Vulnerabilidade
A análise de vulnerabilidade tem por objetivo identificar e consertar sistematicamente as brechas e falhas do ambiente de rede e sistemas. Para um processo detalhado e conciso, devemos contar com o acompanhamento de perto de profissionais qualificados em segurança de dados, pois o desenvolvimento do projeto possui etapas que tem como objetivo detectar falhas, controlar o reconhecimento e removê-las.
Em um prazo de tempo extremamente curto, as notícias e rumores sobre ataques cibernéticos de diferentes características cresceram ainda mais e em ritmo acelerado. Os mais diferentes tipos, nomes e formas de invasão ou sequestro de dados nas empresas contribuíram com a grande evolução pela busca por exterminação de qualquer tipo de vulnerabilidade nos ambientes, eliminando os riscos, aumentando a segurança dos dados e direcionando as organizações a atingirem um processo proativo dentro da empresa.
Todo o processo é detalhado por relatórios deixando bem claro como tudo acontece na rede, desde a detecção até a remoção da falha para facilitar o controle de futuras ações, como também para consultas periódicas e prevenções contra as mesmas vulnerabilidades. Desta forma, atingimos um maior nível de segurança e proteção para os dados e sistemas da organização.
Os principais objetivos da análise de vulnerabilidade são:
- Identificar e tratar falhas de softwares que comprometam a segurança da empresa;
- Providenciar soluções de segurança para proteger o ambiente;
- Alterar configurações existentes de softwares, tornando-os mais eficientes e menos suscetíveis a ataques;
- Utilizar mecanismos para bloquear ataques cibernéticos automatizados;
- Melhorias constantes das políticas de segurança;
- Realizar documentação dos níveis de segurança atingidos para fins de auditoria e compliance com leis, regulamentações e políticas.
Os meios de acesso à internet e a manipulação dos dados realizadas através de sistemas, são as principais fontes de vulnerabilidades e fazem parte dos principais casos de roubo de dados na maioria das empresas. Além disso, há muitas outras formas de invasão por acessos externos que comprometem todo o sistema e a segurança do ambiente. Deve-se disponibilizar de grande atenção também em dispositivos com conexão via bluetooth, wi-fi, USB, SD card, entre outros, pois qualquer tipo de exposição de dados pode facilitar invasões frequentes na rede e nos servidores da empresa.
Após a identificação e avaliação dos riscos, você terá uma imagem do estado atual de exposição do seu ambiente. Trata-se de um processo de identificação, remediação e reporte contínuo dos resultados para que medidas preventivas sejam aplicadas nas etapas do processo.
O resultado desse trabalho será um relatório que contém os seguintes itens:
- Relação dos hosts analisados;
- Vulnerabilidades agrupadas por host;
- Identificação do sistema operacional vinculado a cada host;
- Data e hora da análise;
- Sumário quantificando as vulnerabilidades classificadas por níveis de severidade;
- Lista de serviços (porta/protocolo) contendo as informações coletadas;
- Vulnerabilidades encontradas.
Para cada vulnerabilidade encontrada, é informado:
- Sumário;
- Descrição;
- Solução;
- Fator de risco;
- Base de consulta;
- Evidência da análise.
Teremos dessa forma um cenário completo, indicando os pontos a serem tratados pela equipe de tecnologia da contratante. Para então, realizar a correção dessas vulnerabilidades, obtendo o nível satisfatório de segurança da informação.
Sendo assim, com uma Análise de Vulnerabilidade, as tomadas de decisões relacionadas à segurança se tornam mais fáceis, justamente por reunir informações essenciais para manter o ambiente seguro de falhas, ataques e invasões. Além disso, auxiliando também a melhoria das políticas de segurança, contribuindo para o alinhamento às normas de compliance.
Boa parte das falhas de segurança encontradas em análises de vulnerabilidade são mitigadas através de um Firewall UTM, fazendo com o que seja o primeiro passo para busca de um ambiente seguro.