Service Desk e Gerenciamento de Serviços - Athena Security

Imagem do ícone de relatórios Service Desk e Gerenciamento de Serviços

O Serviço de Service Desk se trata de um modelo central de atendimento entre o TI e o usuário, ajudando a centralizar todas as necessidades da empresa em um único local e responsabilizando-se pela sua satisfação, dessa forma, o departamento exerce melhor controle sobre a entrada e saída de pedidos de suporte e manutenção, fazendo com o que a empresa alcance grande automação e ganhe foco para a elaboração de estratégias tecnológicas para o seu negócio.

Homem no escritório conversando com pessoas em sua volta e mostrando os dados de gerenciamento na tela do seu computador

 

Com a tecnologia da informação tomando espaço no mercado e se alinhando cada vez mais planejamento estratégico das empresas, torna-se necessário acompanhar e otimizar os processos de TI, pois a constante atualização tem grande impacto positivo sobre as tomadas de decisões.

 

Imagem ilustrativa demonstrando as telas do sistema de service desk GLPI

 

O GLPI é uma aplicação de gestão de serviços e ativos 100% Open Source que adota de forma completa o dialeto ITIL, oferecendo diversos recursos úteis para apoiar o gerenciamento dos serviços de TI, fornecendo o suporte necessário para que a entrega dos serviços estejam em sintonia com as necessidades do negócio. A solução, tem como principal função atender às necessidades de Gestores de TI na gestão de chamados de Service Desk.

 

A gestão de service desk baseada no modelo ITIL garante:

 

  • Aumento da satisfação dos clientes e/ou áreas dependentes de um ou mais serviços;
  • Aumento da eficiência operacional;
  • Diminuição de custos e esforços desprendidos pela área de TI em cumprimento de uma ampla gama de atividades;
  • Alinhamento da área de TI com a área de negócios.

 

Simbolo ITL de estratégias de prestação de serviços

Melhor plataforma para desenvolvimento de Central de Serviços

Centralize e gerencie em uma única ferramenta:

  • Incidentes;
  • Requisições;
  • Projetos;
  • Ativos. 

 

O sistema atende a todas as áreas da empresa, incluindo sistema de help desk para gerenciamento de solicitações, ativos e projetos com extensa variedade de relatórios gráficos.

 

Com o GPLI, você possui um controle efetivo para abrir, documentar e concluir atendimentos técnicos ou qualquer tipo de solicitação. O software disponibiliza de um sistema de acordo com o ITIL, em que te possibilita documentar o ciclo de vida de solicitações e enviar notificações por e-mail para os usuários e gestores sobre o seu status.

Além disso, você também possui total gerenciamento dos atendimentos e comunicações com o cliente, enquanto mantém o registro de todas as ações realizadas em um ponto único e central, contribuindo para que a empresa demonstre transparência e efetividade para seus clientes, usuários e parceiros.

 

Análise do desempenho com relatórios completos.

 

O GLPI disponibiliza uma extensa e flexível variedade de relatórios que permite localizar ainda mais rápido os chamados, solicitações, projetos e equipamentos que demandam maior atenção e intervenção imediata.

Conferindo rapidamente os chamados mais críticos em apenas um relatório, você identifica áreas, analistas e desempenho dos ativos, possibilitando intervenções e implantações de melhores práticas através de relatórios de mensais, semanais e diários.

Além disso, possibilita analisar dados por empresa, analista, localidade de hardware, tipo de chamado, colaborador, categorias, prioridade, dispositivo, contrato associado, entre outros.

 

Imagem ilustrativa de uma tela de computador mostrando o dashboard de monitoramento da plataforma GLPI

 

Bases de Conhecimento são dados acumulados sobre um determinado assunto. Bem empregadas, melhoram a qualidade de atendimento, ajudando aos analistas, aos atendentes de call centers e outras profissionais que provêm suporte físico ou remoto.

 

Gerenciamento de Projetos GLPI e relatório de ativos.

 

O GLPI também é uma ferramenta robusta de gerenciamento de projetos que controla atividades pendentes, prioridades, status, datas de início e fim do projeto, permitindo assim, controlar custos e prazos de entregas, gerenciando dependência das atividades, monitorando os recursos e avaliando a saúde do projeto.

O software inclui também a gestão de documentos e notas, centralizando as informações de projeto em único ponto central. Além disso, com o inventário eletrônico GLPI, é possível identificar rapidamente a localização, o seu estado, contratos e modificações realizadas em equipamentos e dispositivos associados, documentando e controlando as garantias de fábrica e contratos de extensões de garantia, permitindo agendar manutenções preventivas e corretivas auxiliando na documentação geral da vida do ativo.

O GLPI integrado ao Zabbix

 

A Athena Security possui a expertise para integrar ao GLPI o sistema de monitoramento Zabbix, onde você terá ainda mais automatização na abertura de incidentes.

 

 Logotipo Zabbix

 

O Zabbix é um software que monitora vários parâmetros de rede de computadores e a saúde de servidores usando um mecanismo de notificação flexível que permite a configuração de alertas, inclusive por e-mail, baseado em praticamente qualquer evento.

 

O monitoramento de infraestrutura com o sistema Zabbix irá identificar problemas de desempenho ou indisponibilidade dos dispositivos da rede e informará diretamente ao GLPI, tudo de modo automatizado, podendo também já solicitar a abertura e acompanhamento do chamado ao sistema de Service Desk, agilizando ainda mais o processo de restauração ambiente.

 

Assim, elevamos a automação na gestão de incidentes gerando maior controle e desempenho do departamento de TI na sua organização.

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