DLP Data Loss Prevention - Athena Security

O que é DLP?

DLP é uma sigla em inglês que significa “Data Loss Prevention”, que representa “prevenção de dados”. São soluções que contribuem para que as empresas lidem, de forma correta, com os dados que mantêm armazenados, evitando que eles sejam acessados por hackers ou pessoas não autorizadas, por exemplo.

As plataformas de DLP devem identificar os dados, verificar os seus registros e descrições e adotar uma abordagem para que os riscos sejam amenizados, tudo de forma automatizada, garantindo assim uma melhor gestão dos líderes de TI sobre sua equipe e os demais colaboradores da empresa.

DLP - Seu aliado na adequação à LGPD

Otimize os recursos de TI e melhore os fatores de segurança do seu negócio. O DLP, além de ser uma ferramenta de proteção de dados robusta, também é um grande aliado no processo de adequação de empresas à Lei Geral de Proteção de Dados. Dessa forma, a sua equipe de TI e o DLP alinhados com o objetivo de otimização do ambiente para adequação à LGPD, alcançam maior abrangência e visibilidade do sistema de tratamento de dados, melhorando a segurança e garantindo a tranquilidade de funcionar um negócio de acordo com a legislação.

Qual a relação entre o DLP e a LGPD?

As plataformas de DLP e a LGPD estão diretamente relacionadas, uma vez que as soluções podem contribuir para o cumprimento da lei. Entenda mais nos tópicos subsequentes!

A LGPD contém exigências sobre a perda de dados, de modo que as empresas podem ser multadas se isso acontecer. Com políticas de DLP implementadas, evita-se que isso aconteça.

Ao adotar o uso de uma solução DLP, a companhia terá um mapeamento simplificado de suas atividades e na proteção dos dados sensíveis. Dessa maneira, a LGPD poderá ser cumprida em sua plenitude, sem que nada passe despercebido.

Uma plataforma de DLP possibilita que todos os dados sejam facilmente identificados, de acordo com a forma como foram registrados ou descritos. Dessa maneira, fica mais fácil de todos os pontos da LGPD serem verificados e seguidos à risca, bem como se torna mais simples controlar o acesso.

Qual é a importância do DLP para seguir a LGPD?

De maneira geral, podemos dizer que o DLP é um recurso muito importante para que as empresas cumpram a LGPD. Ao adotar esse recurso, a organização terá mais facilidade para desempenhar o registro e o controle dos dados, sem que nada seja feito de maneira ilegal, no que se refere às políticas e ao controle de acesso.

As organizações só poderão armazenar dados de clientes, funcionários ou qualquer outro indivíduo com a autorização expressa dessas pessoas. Quem não cumprir todas as normativas poderá ser multado em até 2% do valor total do faturamento da companhia.

ilustracao-do-conceito-de-dlp

O que uma ferramenta de DLP pode fazer por você?

Quando se toca no assunto “Proteção de dados”, existem vários fatores que podem contribuir tanto para o mau, quanto para o bem. A segurança de dados sensíveis de uma empresa é com certeza um de seus maiores tesouros e, pensando nisso, a ferramenta DLP foi desenvolvida para unificar os pontos de vulnerabilidades e fortificar os aspectos que enfraquecem a segurança e produtividade do seu negócio.

Através de nossa ferramenta de DLP você terá o controle sobre a produtividade dos seus usuários, mesmo distante da empresa a partir de auditoria de acessos em tempo real e relatórios de páginas web acessadas por seus colaboradores e quanto tempo ficaram em cada uma.

Além de proteger os dados principais da empresa, sabemos que o uso dos dispositivos móveis cresceram exponencialmente e o compartilhamento de informações por eles, também. Com a ferramenta de DLP + Mobile, você controle e protege dados também contidos dentro de seus dispositivos móveis. Tudo de forma simples e rápida.

Quer saber mais sobre nossa ferramenta de DLP Safetica? Clique aqui.

Solicite um orçamento para a nossa equipe de especialistas em segurança.